26 de mar. de 2013

Cisco anuncia novo exame CCNA



O exame CCNA atual (640-802) será substituído pelo 200-120. Confira aqui o que muda no novo exame.


A certificação CCNA tradicional passa a ser chamada oficialmente de CCNA Routing & Switching. A prova atual - 640-802 - poderá ser realizada até 30-09-2013 (isto vale para a prova em Inglês, a versão em português, como ocorreu em outras transições no passado, deverá ficar no mínimo mais uns 6 meses no ar, o que significa que a prova como a conhecemos deverá estar disponível em português até o primeiro semestre de 2014).

Assim como é feito hoje, continuará sendo possivel concluir o CCNA em duas etapas com as provas de ICND1 e ICND2 ( agora nas versões 100-101 e 200-101, respectivamente.

A Certificação CCENT (ICND1 - a primeira metade do CCNA tradicional) também passou a ser oficialmente pré-req para os CCNAs Voice, Security, Wireless e o CCDA.


O que muda ???

Equipamentos
: os kits oficiais para treinamento NetAcad irão incluir Switches 2960 e Routers da familia 2900, de modo a cobrir o uso do IOS 15 e seu esquema de licenciamento. É de se esperar que dentro de 1 ano as instituições que oferecem cursos livres Cisco CCNA façam este upgrade.

Saem os tópicos:

- Wireless;
- RIP;
- Mecanismos de Controle de Loop de roteamento (split-horizon, Triggered Updates, etc);
- Autenticação para OSPF e EIGRP;
- RSTP;
- EIGRP Variance;
- SDM & CCP;
- VTP.

Foram incluidos:

- Uma sessão especifica de Troubleshooting para todos os temas abordados;
- Novos tópicos sobre IPv6;
- FHRP (HSRP e VRRP);
- Netflow;
- PPPoE;
- NTP, Syslog e SNMP (v2 e v3);

Nada de MPLS foi incluido, a parte de segurança volta a focar mais em ACL

A CiscoPress já anunciou os primeiros oficiais a serem usados para cobrir os novos exames, o autor é o consagrado Wendell Odom. Confira o anúncio da Editora em:

http://www.ciscopress.com/press/press_releases_detail.asp?promo=139212

Há também um video em Inglês falando sobre as mudanças do novo exame CCNA disponivel no Youtube em:


http://www.youtube.com/watch?v=51X_G8L9J40


Dê uma olhada nos tópicos do novo exame disponíveis no site da Cisco:

4 comentários:

Wagner Pereira disse...

Adilson, isso deixa o pessoal que está terminando o Net Acad atual numa dúvida cruel: encarar a 640-802 e já ficar defasado em conteúdo no mercado ou estender o estudo, atualizando o conteúdo e fazer logo a 200-120? O que você acha?

Adilson Florentino disse...

Quando vc se torna CCNA não há nenhuma identificação dizendo qual exame vc prestou.

Acho que vc pode prestar o exame 640-802 e depois estudar o que será acrescentado (mesmo por quê, ainda não há material em português e eu creio que vá demorar um pouco para que a tradução saia)

Abs,

Wagner Pereira disse...

Esclarecido, Adilson.

Entendi que esse é o caminho também.

Agora, continuando esse nível de tradução que há hoje do conteúdo do Net Academy (sem ofensa ao pessoal da UFRJ e Fundação Bradesco, eles têm o mérito deles) é preferível estudar o novo conteúdo em Inglês, mesmo apelando para o Google Translate um pouquinho...

fabio.fino disse...

No site http://www.dotnetsql.com.br tem um ótimo simulado para essa prova. Vocês viram? Achei muito bom e estou estudando por ele.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails